![]() |
Se você gosta de viajar, provavelmente já passou por esse desafio: arrumar a mala.
E, apesar de ser uma proeza que poucos conseguem fazer com perfeição, irei me atrever a falar sobre esse assunto.
O Desafio n°1: escolher o tamanho ideal de mala.

Mas.. o meu tipo preferido mesmo é a mala de rodinha (ê maravilha inventada pelo homem). E ainda existem modelos que as rodas se desdobram de uma maneira mágica, tornando possível que você a leve em pé, sem inclinação. Ótima para os preguiçosos de plantão!!
O Desafio n°2: escolher as roupas

Confiar na meteorologia? This is sooooo last season!
Afinal, pode chover. Pode dar praia. Pode ventar, o que torna aquele seu vestido leve lindo um problema sério (acreditem!).
Apesar de muitos não darem o devido valor para esses check lists que existem na internet, eles sempre me ajudam a lembrar um item ou outro. Os links abaixo dão as dicas para homens e mulheres:
Para o caso de viagens longas e (possivelmente) internacionais, atenção especial para o que pode e não pode ser levado na bagagem de mão. No caso dos Estados Unidos, não são permitidos objetos cortantes/inflamáveis (até porque você não quer ser confundido com um Mr.Bin Laden), alimentos (tipo levar ração humana, ou aquele feijão fradinho que você é apaixonada), plantas e sementes (se você pensou em ganhar a vida como agricultor, plantando pitanga nos States, melhor ir desestindo), líquidos, cremes e gel em recipiente com mais de 100 mL (ou seja, o seu hidratante e perfume preferidos devem ir na mala que será despachada).
Para esse tipo de viagem, o check list a seguir pode ser bem útil:
E, no quesito roupas, também não se esqueça de levar aquela blusa nacionalista para marcar território como brasileiro. É brega, mas pode ser especialmente útil se você não souber falar a língua nativa (tipo “me don’t talk english”).
Opte (sempre que possível) pelo confortável e (algumas vezes) dispense o sexy se você não quiser sofrer com bolhas no pé e ser “Terminated“ (essa expressão os que vão fazer o International College Program da Disney irão entender).
Desafio n°3: fechar a mala!
Nessa hora, meu amigo.. vale tudo! Pisar, sentar, entulhar... não importa, desde que feche.
Uma dica que pode ser interessante para os viajantes de plantão (ainda não testei, mas irei fazer isso em breve) é o aparelho de embalagem à vácuo. Você coloca sua pilha de roupa em um saquinho, vem com o aspirador e PUFT... encolhe a parada toda.
Ótimo para economizar espaço! A única desvantagem é simples... pensem comigo.. a sua roupa foi reduzida a um espaço pequeno, mas não perdeu peso como num passe de mágica (a vida não é justa nem com as nossas coitadas roupas). Então, é preciso muito cuidado para não sofrer com excesso de bagagem, pois isso pode lhe custar caro (literalmente).
Se você vai para os States e pretende comprar muitas bugigangas... se puder, escolha a American Airlines para vôos internacionais. E não.. não estou sendo paga (infelizmente) para dizer isso. É que a American permite que você leve até 2 malas (para despachar) de 32 kg, enquanto a Delta (se não me engano) permite 2 malas de 23 kg. E isso faz diferença para evitar o desespero de abrir a mala na hora do check in e começar a tirar coisas para deixar para trás.
Bem.. é isso, galera.
Espero que tenham gostado da #dica.