Pages

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fica a Dica Viagem

É hora de respirar fundo e tomar coragem para ler o meu (como sempre prolixo) segundo resumo sobre a Disney e sobre o que tem acontecido comigo.

TREINAMENTO

Começar falando sobre o treinamento da Disney é fácil.
Essa empresa definitivamente é um exemplo para o mundo todo.
Sim, com esses comentários todos e essa “babação de ovo”, já deu para perceber que eu sou uma “Disney Freak”.

Esse é o grande motivo que me fez resolver escrever meu projeto de monografia com o tema: “Educação corporativa na Disney” (tá achando o que, rapáááá?! Com um tema desse já posso até me considerar gente grande).

Anyway.. continuando...
Nem todos sabem, mas a Disney possui uma universidade corporativa chamada Disney University que fica próxima do parque principal (Magic Kingdom). Nela que acontecem os principais treinamentos em sala de aula (sim, existem treinamentos que não são em sala de aula... já se imaginou tendo treinamento enquanto caminha pelo parque e  anda nos brinquedos? É, isso é possível, amigo!!)
Além de ter uma infra estrutura incrível, a Disney University é linda!





Agora, falando sobre o processo que vivenciei de treinamento em detalhes...
Nosso primeiro dia de treinamento (01 de dezembro, quarta-feira) é chamado de Orientation Day. E, por incrível que pareça, ele é um saco.
Isso porque ele não é exatamente um treinamento, mas sim um preenchimento de papelada irritante. Temos que preparar tudo para conseguir pegar o nosso Social Security Number (documento que nos permite trabalhar no EUA).

Fora isso, gestores da Disney nos alertam sobre as políticas de trabalho, regras (muitas regras), sobre como não ser Terminated (tópico que eu já sei a muito tempo.. rs!), Disney Look (como você deve se vestir e portar quando trabalha aqui) e detalhes sobre nossa moradia.
A sorte é que acaba relativamente cedo. Passamos a manhã (das 8:00 até as 11:00 aproximadamente) no The Commons (um dos condomínios que possui uma sala de treinamento chamada Housing Operations) e, então (finalmente) temos a tarde livre.



O segundo dia de treinamento (02 de dezembro, quinta-feira) também é Orientation Day. Ou seja, sinonimo de acordar cedo e preencher mais papelada.
Nesses dias a expressão (se é que isso pode ser chamado de expressão) é um tal de “Uhullll”. Os funcionários da Disney sempre fazem isso para animar o pessoal e quando precisam prender mais a atenção de todos no local.

O bom desse dia é que tiramos nossas fotos e fizemos nossas IDs (Carteiras de identificacao para entrar e sair do condominio).
Débora, Sofia, Eu, Mari e Nara (minha roommate de Fortaleza) com nossas IDs 
No tempo livre fomos para o Premium Outlet. Olhamos as lojas, promoções (fomos na GAP para comprar roupas de frio), demos uma volta na praca de alimentacao (ótima dica para provar as comidas que oferecem e tirar a barriga da fome) e almoçamos.


Em uma das lojas da praça de alimentação do Premium Outlet. Paramos para provar uma amostra grátis e ainda tiramos foto com um mascote.

De tarde viemos para uma reunião da Disney, em que, oficialmente, descobrimos nosso local de trabalho e recebemos nosso horario de treinamento.
Vi que iria ficar no Epcot, na loja Towers and Glow, perto do World Showcase.

O terceiro dia de treinamento (03 de dezembro, sexta-feira) foi o famoso e tão esperado Traditions.
Nele nós aprendemos tudo sobre a história da Disney e o próprio Walt Disney em si. Depois de vermos vídeos, fazermos gincanas e ganhar miniatura da Disney se você interagir (eu ganhei uma Minnie linda!).. nós partimos da Disney University em direção ao Backstage do Magic Kingdom. E, peloamordedeos, que coisa é aquilo?!

Quando vamos ao parque não fazemos idéia do que existe por trás daquele ambiente enorme e cheio de magia.
Ao entrar no parque, os orientadores nos dividem em grupos para que possamos procurar exemplo dos “Disney Basics” (tópico que vou falar em uma outra postagem aqui no blog), que são basicamente valores e políticas que a empresa orienta seus funcionários a seguir.

Depois de vermos como funciona o “por trás das cenas” do Magic Kingdom, nós voltamos para a Disney University para continuar o traditions.

Sara, Sofia e eu durante o Traditions
Nessa hora que somos supreendidos com uma batida na porta.
Quem é??
Mickey!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ele vem para interagir com a turma e, principalmente, nos fazer uma surpresa: entregar nossa nametag (se quiser entender o que é uma nametag, veja minha postagem anterior). Também ganhamos o nosso cartão que possibilita a entrada nos parques do jeito que todo brasileiro gosta: 0800!

No quarto dia de treinamento tivemos nosso “Discovery Day”. Nele fomos para o parque que iríamos trabalhar (no meu caso o Epcot) e ficamos sabendo mais sobre a história do lugar. Depois da parte teórica fomos para uma visita ao parque, em que pudemos ver de perto alguns brinquedos e ter uma noção geral das principais coisas que tem nele.

Em seguida estamos prontos para começar a colocar a mão na massa: é hora de partir para o Tier (o número de Tier que você vai ter depende do seu local de trabalho e função). Eu tive 5 Tiers.
Foi quando eu descobri que a minha treinadora seria a Jillian Nickels, vulgo Jill.

Eu e a Jill no Break Room do Epcot

A mulher era uma figura, cara!
Sem brincadeiras, parecia um personagem de desenho animado (bem parecida com o Cid da A Era do Gelo, por sinal). Na hora do intervalo ela ficava fazendo tricô... e, depois de comer, ela começava a ter umas crises de soluço no meio da loja.. Sem falar de quando (com uma frequencia maior do que eu desejava) ela dava um arrotinho báááááááásico.
Mas, fora isso, ela é uma pessoa muito legal, que me recebeu e treinou super bem.

O ultimo treinamento que tivemos na Disney University, mas não menos importante, foi o específico de quem trabalha com Merchandising. Eles chamam isso de Merchantainment (uma palavra que a Disney inventou para denominar a mistura de Merchandising com Entertainment).
No link abaixo vocês conseguem ter uma idéia geral de como é a sala de aula:

Nela aprendemos sobre a importancia do atendimento ao cliente, de criar memórias tangíveis para quem vai ao parque, de contar dinheiro do Disney Way (sim, existe um jeito de contar dinheiro específico de quem trabalha na Disney), a reconhecer as moedas e notas escrotas (#prontofalei) americanas e a usar a máquina registradora das lojas (conhecida, entre muitos nomes, como MATRA).

O ultimo treinamento que tive no meu local de trabalho foi o Glow. Minha treinadora foi a Kate. Ela me mostrou como organizar, utilizar e vender no carrinho móvel que comercializa objetos que brilham no escuro (por isso chamamos de Glow).

Além de ser muito simpática, a Kate tinha um tom de voz meio engraçada (quem quiser, pede pra eu imitar quando voltar para o Brasil rs!!).

Apesar de muitas vezes o Glow ser sinonimo de frio, vento e crianças serelepes bagunçando o seu carrinho... ele é bem divertido.

O carrinho do Glow

Um dos produtos fofos, que brilham no escuro

Bem, galera.. como o post ficou muito grande, vou ficar por aqui.
Em breve postarei a parte 3 do resumo DISNEY, contando detalhes de “Trabalho e hora extra”, “Parques” e “Missão Metro PCS”.
Saudade de todos no Brasil! ;)

2 comentários:

Menas disse...

ahhh, o carrinho!!!!muito camelô chique isso!rs

Alessandra disse...

Lindo esse teu uniforme de bandeirinhas!! rs Já tem tema de monografia? Que pessoa dedicada!
Aproveite aí! Beijoss

Postar um comentário